
As Riquezas doutrinárias da Epístola aos Gálatas
Iniciaremos o estudo com as leituras complementares destacando a primeira referência Gn 17:9,14 onde Deus estabeleceu um concerto entre Deus e Abraão que todo o macho seja circuncidado, o filho gerado em casa,os comprados (escravos e empregados) e os estrangeiros que ficassem em sua casa. E toda a sua geração isto tudo acompanhado de suas promessas.
Isto seria por concerto perpétuo a ele e a sua descendência. Quem não conhece o cap. 17 de Gn. Não conhece também o cap. 12 de Gn, é impossível falar do concerto e das promessas de Deus a Abraão sem ver o cap. 12 de Gn. Onde inicia a chamada e as promessas a respeito de Abraão e sua descendência Gn 12:3.
Isto seria por concerto perpétuo a ele e a sua descendência. Quem não conhece o cap. 17 de Gn. Não conhece também o cap. 12 de Gn, é impossível falar do concerto e das promessas de Deus a Abraão sem ver o cap. 12 de Gn. Onde inicia a chamada e as promessas a respeito de Abraão e sua descendência Gn 12:3.
Já na referência de Jr. 9:23,26, Deus chama a atenção do homem por estar confiando em sua sabedoria caminhando errante e usando de soberba acredito que realizando o concerto embora exterioticamente descuidou-se de se gloriar sim mais em conhece-lo e saber que ele é senhor. Israel na confiança e segurança de ser como a menina dos olhos de Deus, ja andavam como diz o nosso adagio popular pensando ser o dono da cocada, a ponto de achar que a salvação e a fé tinha que passar por ele, é interessante que as vezes até o crente ache da mesma maneira, acha que por que está cheio do Espirito Santo é absoluto e que Deus ouve só ele e derrepente quando acorda esta pior do que os judaizantes. A verdade é que devemos andar em novidade de vida, Paulo diz: "quem esta em pé cuide para que não cai", de que forma se de ve cuidar. Vigiando, orando e se gloriando em conhecer a Deus.
At. 6:8,12 eles agiam tentando e persuadindo os novos convertidos a quardarem a lei, enquanto os ensinadores, mestres ou por que não dizer até os sacerdotes que matando os Profetas e os homens de Deus tendo até mesmo matado o próprio filho de Deus. Na referência de 2 Co 5:14,21 independente das circunstâncias Deus através de seu Filho Jesus nos reconciliou consigo mesmo, dizendo que quem agora esta com Cristo é nopva criatura ou seja nasce de novo.
At 7:51,60 eram homens de dura cerviz e queriam a todo custo implantar o legalismo e o Cristianismo , não distinguindo a diferença entre a lei e a graça, a lei todo o tempo ficou servindo de aio, ou seja segundo o costume judeu aquele que carrega uma criança pela mão, serviu de patamar para a graça revelada em Cristo Jesus, Gálatas 2:21; “Não aniquilo a Graça de Deus, porque se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gl 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Paulo sabia que a Galácia era Propensa ao paganismo,como também sabia a origem dos mesmo que eram os Celtas onde havia uma mistura muito grande de um povo de uma lingüística indo-européia, como já vimos na lição Galacia começou a crescer e recebeu este nome em virtude do grande numero de imigrantes oriundos da Gália, a frase caíste da graça não significa decair da salvação, Paulo não escrevia para pessoas que perderam sua salvação, ele escreve para santos que mudaram da esfera da graça para o opressivo campo da lei. A lei quer dizer que eu posso fazer alguma coisa para o Senhor, e a Graça, que Deus faz algo por mim, como é maravilhoso que o cristão possa desfrutar a liberdade de romanos 8! Nos versículos 5 e 6 Paulo descreve o verdadeiro caminhar cristão pela Fé... Pela fé recebemos o Espírito Santo, a fé produz o amor que opera em nossa vida.
A luta de Paulo com os Gálatas mostra o fluir do amor de Deus que um dia foi-lhe revelado a caminho de Damasco, Paulo respirando ameaças,quando perseguia o povo de Deus, com certeza fluía um desejo muito grande de libertá-los; até me fez lembrar quando o Apóstolo Paulo estava diante do potentíssimo Festo que no meio do seu discurso o interrompeu dizendo levantou a voz está louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar, mais Paulo respondeu, não deliro ó potentíssimo Festo! Antes, digo palavras de verdade e de um são juízo. Por que ó rei, diante de quem falo com tanta ousadia sabes estas coisas,pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.Crês tu nos profetas,ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse, Paulo aprove a Deus que, por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje estão me ouvindo se tornassem tais como eu. Exceto estas cadeias.
Gálatas é a única carta que Paulo endereçou especialmente a um grupo de Igrejas em outras palavras, ele escreveu para os cristãos de Icônio, de Lista e de Derbe. “Galácia” era um nome usado geograficamente para indicar a região centro-norte da Ásia Menor, não era uma cidade, mas uma região da Ásia Menor, que incluía várias cidades. Seu nome originou-se no Séc. III aC, quando uma tribo de pessoas da Gália migrou para o local. No séc. I dC. O termo onde os gálios tinha se estabelecido; politicamente, designava a província Romana na parte centro-sul da Ásia Menor.
A Epístola aos Gálatas (conhecida também apenas como Gálatas) é a epístola que o apóstolo S. Paulo redigiu aos gálatas.
Foi escrita, provavelmente, por volta dos anos 55-60 depois de Cristo (foi provavelmente a primeira carta que Paulo escreveu). E era endereçada inicialmente às igrejas da Galácia, uma região da Ásia Menor.
Seu propósito era combater os "judaizantes" (judeus que afirmam que os gentios para serem salvos, tinham que ser circuncidados e guardar todas as leis de Moisés). A epístola é uma defesa da doutrina da justificação pela fé, e advertências contra a reversão ao judaísmo, e a vindicação do apostolado de Paulo.
Doutrina da justificação pela fé:
Rm 5:18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Justificação pela fé", também é um conceito teológico presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça de Deus. Pode-se dizer que essa doutrina foi um dos catalisadores da Reforma. Lutero inspirou-se na afirmação de São Paulo de que "o justo viverá pela fé" (Gálatas, 3: 11), contrariando assim a afirmação da Igreja Católica, que defendia que à fé se deviam acrescentar as boas obras a fim de se poder alcançar a salvação.
Esta carta tem sido chamada de A carta magna da igreja por alguns escritores. Seu principal argumento é a defesa da liberdade cristã em oposição ao ensino dos judaizantes. Estes falsos mestres insistiam que a observância das cerimônias da lei era parte essencial do plano de salvação. Rm 2:28,29.
Paulo enfático na defesa da Fé, da Justificação e do Evangelho, Fp 3:9 e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé; Hb 11-6 Ora sem fé é impossível agradar-lhe, por que é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e é galardoador dos que o buscam. O zelo de Paulo pelo seu Ministério separado por Deus e não por homens Gálatas 1:1,11,12 - Atos 22 : 10 ,15,21 O motivo desta carta a ser endereçada inicialmente às igrejas da região da Ásia Menor. Era combater os "judaizantes" (judeus que afirmam que os gentios para serem salvos, tinham que ser circuncidados e guardar todas as leis de Moisés). A Epistola é uma defesa da doutrina da justificação pela fé, e as advertências contra a reversão ao judaísmo, O apostolo Paulo defende o Evangélio, Fp 1-16 uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho - Rm 1 -16-Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
Os judeus ainda que conhecendo o verdadeiro Evangelho de Cristo e sabendo o valor da circuncisão Gl 5-6 Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que opera por caridade. Continuavam seguindo por outro evangelho Gl 1-6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, Gl 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Por que caído da graça? Exatamente por terem já recebido o evangelho da graça, sendo assim o legalismo não tem valor algum por que se o legalismo trouxesse a Salvação então não seria necessário Jesus o filho de Deus morrer na cruz do Calvário para que pudéssemos ser salvos, Gl - 2:21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Logo se entende então que a salvação vem pela graça Rm 3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, 2 Tm 1:9que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos.
Os Judaizantes queriam impor aos gentios novos convertidos um julgo que nem mesmo seus pais e eles mesmos conseguiram suportar. Atos dos Apóstolos 15:10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar?...Eles ensinavam que a pessoa era salva pela fé e por guardar a lei, e que o crente também era santificado e capacitado a levar uma vida santa por intermédio desses dois aspectos esses mestres visitaram igrejas da Galacia e inquietaram as pessoas (Gl 1:6-9; 3:1; 4:8-11; 5:7-9; 5:12; 6:12-13).
Bom é entender-mos a palavra como ela é:
Floresta representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores.
É muito importante frisar que os Druidas (edruidesas) eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta. Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a origem etimológica da palavra, druida parece provir de oak (carvalho) e wid (raiz indo-européia que significa saber). Assim, druida significaria aquele (a) que tem o conhecimento do carvalho. O carvalho, Eles comparavam seus conhecimentos como o Carvalho que é a arvore maior que pode representar as demais arvores, ou seja, acreditavam serem os mais sábios da época e como todos sabem cada povo respeita e aprende com o seu líder, dai que agora a lei que até mesmo Paulo guardava fielmente pensando que agradava a Deus, mais simplesmente como ele, eles agora faziam o mesmo, e agora como vencê-los, com tudo que Paulo explica que a Lei serviu de aio para a graça eles cegos pelo deus deste século não podiam ver. Segundo os judeus aio quer dizer literalmente aquele que leva uma criança pela mão, ou seja, a Lei carregava já a graça pela mão por quê? Por que a lei trazia as claras à certeza de que eles não a cumpririam, por que para Deus a circuncisão deveria ser de dentro para fora e não só exterioticamente, só era judeu quem fosse de dentro pra fora, ou seja, de coração e não exterioticamente, sendo assim continuavam em pecado e a expiação por eles só cobria os pecados para que Deus não os visse, mais observa não apagavam os pecados, a circuncisão ou a incircuncisão perderam o valor os judaizantes tomaram o cerimonial de Deus que faziam parte da aliança de Deus com o seu povo para costumes dos judeus e tendo em vista através da morte vicária de Jesus a salvação agora vem alcançar os gentios os judaizantes mestres e ensinadores da lei vêem que a Lei não tem mais valor pois a mesma serviu de aio para a salvação através das a graça, Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Rm 5:20 Rm 3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Jesus Cristo A vindicação do apostolado de Paulo,( 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça,).
O apostolo Paulo por mais de uma vez faz menção de sua origem At 21-39 Mas Paulo lhe disse: Na verdade, eu sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogote, porém, que me permitas falar ao povo.
At 9 Atos dos Apóstolos 21 e 22, e sua vida como judeu e fariseu, A verdade é que a Graça revelada em Cristo Jesus veio e alcançou o apostolo Paulo, um homem que guardava a Lei, criado aos pés de Gamaliel, o grande ensinador , Gamaliel, o Ancião, ou rabino Gamaliel I, foi o neto do grande educador judeu Hillel, o Ancião. Líder dentre as autoridades do Sanhedrin ou Sinédrio no meio do século I, reconhecido mestre e Doutor da Lei (Torah).
Os Gálatas e o Cristianismo, ou seja, O Evangelho o qual é o poder (Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego.)
Paulo em defesa da fé, Fp. 1-16 uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho, a epístola as Gálatas tem mostrado que a Salvação e a Justificação é pela fé no Sacrifício Vicário de Cristo na cruz do Calvário onde ali Deus demonstrou o seu imenso AMOR. Jo. 3,16. - Paulo expressa ao rei Agripa o seu zelo, cuidado com a lei de Moisés At 22 - 3 - At 26- 8, 9,10, 11, mais insiste em tentar persuadi-lo a salvação em Cristo Jesus Atos 26:24,26.
Esta carta tem sido chamada de A carta magna da igreja por alguns escritores. Seu principal argumento é a defesa da liberdade cristã em oposição ao ensino dos judaizantes. Estes falsos mestres insistiam que a observância das cerimônias da lei era parte essencial do plano de salvação.
Gl1-6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho. Paulo ficou maravilhado mais entendia com quem estava lidando, era com o poderio das Galácias e seus mestres e deuses de seu paganismo.
Que eram os Druidas (e druidesas)? Eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta. Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a origem etimológica da palavra, druida parece provir de oak (carvalho) e wid (raiz indo-européia que significa saber). Assim, druida significaria aquele (a) que tem o conhecimento do carvalho. O carvalho, nesta acepção, por ser uma das mais antigas e destacadas árvores de uma floresta, representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores.
At. 6:8,12 eles agiam tentando e persuadindo os novos convertidos a quardarem a lei, enquanto os ensinadores, mestres ou por que não dizer até os sacerdotes que matando os Profetas e os homens de Deus tendo até mesmo matado o próprio filho de Deus. Na referência de 2 Co 5:14,21 independente das circunstâncias Deus através de seu Filho Jesus nos reconciliou consigo mesmo, dizendo que quem agora esta com Cristo é nopva criatura ou seja nasce de novo.
At 7:51,60 eram homens de dura cerviz e queriam a todo custo implantar o legalismo e o Cristianismo , não distinguindo a diferença entre a lei e a graça, a lei todo o tempo ficou servindo de aio, ou seja segundo o costume judeu aquele que carrega uma criança pela mão, serviu de patamar para a graça revelada em Cristo Jesus, Gálatas 2:21; “Não aniquilo a Graça de Deus, porque se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gl 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Paulo sabia que a Galácia era Propensa ao paganismo,como também sabia a origem dos mesmo que eram os Celtas onde havia uma mistura muito grande de um povo de uma lingüística indo-européia, como já vimos na lição Galacia começou a crescer e recebeu este nome em virtude do grande numero de imigrantes oriundos da Gália, a frase caíste da graça não significa decair da salvação, Paulo não escrevia para pessoas que perderam sua salvação, ele escreve para santos que mudaram da esfera da graça para o opressivo campo da lei. A lei quer dizer que eu posso fazer alguma coisa para o Senhor, e a Graça, que Deus faz algo por mim, como é maravilhoso que o cristão possa desfrutar a liberdade de romanos 8! Nos versículos 5 e 6 Paulo descreve o verdadeiro caminhar cristão pela Fé... Pela fé recebemos o Espírito Santo, a fé produz o amor que opera em nossa vida.
A luta de Paulo com os Gálatas mostra o fluir do amor de Deus que um dia foi-lhe revelado a caminho de Damasco, Paulo respirando ameaças,quando perseguia o povo de Deus, com certeza fluía um desejo muito grande de libertá-los; até me fez lembrar quando o Apóstolo Paulo estava diante do potentíssimo Festo que no meio do seu discurso o interrompeu dizendo levantou a voz está louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar, mais Paulo respondeu, não deliro ó potentíssimo Festo! Antes, digo palavras de verdade e de um são juízo. Por que ó rei, diante de quem falo com tanta ousadia sabes estas coisas,pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.Crês tu nos profetas,ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse, Paulo aprove a Deus que, por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje estão me ouvindo se tornassem tais como eu. Exceto estas cadeias.
Gálatas é a única carta que Paulo endereçou especialmente a um grupo de Igrejas em outras palavras, ele escreveu para os cristãos de Icônio, de Lista e de Derbe. “Galácia” era um nome usado geograficamente para indicar a região centro-norte da Ásia Menor, não era uma cidade, mas uma região da Ásia Menor, que incluía várias cidades. Seu nome originou-se no Séc. III aC, quando uma tribo de pessoas da Gália migrou para o local. No séc. I dC. O termo onde os gálios tinha se estabelecido; politicamente, designava a província Romana na parte centro-sul da Ásia Menor.
A Epístola aos Gálatas (conhecida também apenas como Gálatas) é a epístola que o apóstolo S. Paulo redigiu aos gálatas.
Foi escrita, provavelmente, por volta dos anos 55-60 depois de Cristo (foi provavelmente a primeira carta que Paulo escreveu). E era endereçada inicialmente às igrejas da Galácia, uma região da Ásia Menor.
Seu propósito era combater os "judaizantes" (judeus que afirmam que os gentios para serem salvos, tinham que ser circuncidados e guardar todas as leis de Moisés). A epístola é uma defesa da doutrina da justificação pela fé, e advertências contra a reversão ao judaísmo, e a vindicação do apostolado de Paulo.
Doutrina da justificação pela fé:
Rm 5:18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Justificação pela fé", também é um conceito teológico presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça de Deus. Pode-se dizer que essa doutrina foi um dos catalisadores da Reforma. Lutero inspirou-se na afirmação de São Paulo de que "o justo viverá pela fé" (Gálatas, 3: 11), contrariando assim a afirmação da Igreja Católica, que defendia que à fé se deviam acrescentar as boas obras a fim de se poder alcançar a salvação.
Esta carta tem sido chamada de A carta magna da igreja por alguns escritores. Seu principal argumento é a defesa da liberdade cristã em oposição ao ensino dos judaizantes. Estes falsos mestres insistiam que a observância das cerimônias da lei era parte essencial do plano de salvação. Rm 2:28,29.
Paulo enfático na defesa da Fé, da Justificação e do Evangelho, Fp 3:9 e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé; Hb 11-6 Ora sem fé é impossível agradar-lhe, por que é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e é galardoador dos que o buscam. O zelo de Paulo pelo seu Ministério separado por Deus e não por homens Gálatas 1:1,11,12 - Atos 22 : 10 ,15,21 O motivo desta carta a ser endereçada inicialmente às igrejas da região da Ásia Menor. Era combater os "judaizantes" (judeus que afirmam que os gentios para serem salvos, tinham que ser circuncidados e guardar todas as leis de Moisés). A Epistola é uma defesa da doutrina da justificação pela fé, e as advertências contra a reversão ao judaísmo, O apostolo Paulo defende o Evangélio, Fp 1-16 uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho - Rm 1 -16-Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
Os judeus ainda que conhecendo o verdadeiro Evangelho de Cristo e sabendo o valor da circuncisão Gl 5-6 Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que opera por caridade. Continuavam seguindo por outro evangelho Gl 1-6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, Gl 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Por que caído da graça? Exatamente por terem já recebido o evangelho da graça, sendo assim o legalismo não tem valor algum por que se o legalismo trouxesse a Salvação então não seria necessário Jesus o filho de Deus morrer na cruz do Calvário para que pudéssemos ser salvos, Gl - 2:21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Logo se entende então que a salvação vem pela graça Rm 3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, 2 Tm 1:9que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos.
Os Judaizantes queriam impor aos gentios novos convertidos um julgo que nem mesmo seus pais e eles mesmos conseguiram suportar. Atos dos Apóstolos 15:10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar?...Eles ensinavam que a pessoa era salva pela fé e por guardar a lei, e que o crente também era santificado e capacitado a levar uma vida santa por intermédio desses dois aspectos esses mestres visitaram igrejas da Galacia e inquietaram as pessoas (Gl 1:6-9; 3:1; 4:8-11; 5:7-9; 5:12; 6:12-13).
Bom é entender-mos a palavra como ela é:
Floresta representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores.
É muito importante frisar que os Druidas (edruidesas) eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta. Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a origem etimológica da palavra, druida parece provir de oak (carvalho) e wid (raiz indo-européia que significa saber). Assim, druida significaria aquele (a) que tem o conhecimento do carvalho. O carvalho, Eles comparavam seus conhecimentos como o Carvalho que é a arvore maior que pode representar as demais arvores, ou seja, acreditavam serem os mais sábios da época e como todos sabem cada povo respeita e aprende com o seu líder, dai que agora a lei que até mesmo Paulo guardava fielmente pensando que agradava a Deus, mais simplesmente como ele, eles agora faziam o mesmo, e agora como vencê-los, com tudo que Paulo explica que a Lei serviu de aio para a graça eles cegos pelo deus deste século não podiam ver. Segundo os judeus aio quer dizer literalmente aquele que leva uma criança pela mão, ou seja, a Lei carregava já a graça pela mão por quê? Por que a lei trazia as claras à certeza de que eles não a cumpririam, por que para Deus a circuncisão deveria ser de dentro para fora e não só exterioticamente, só era judeu quem fosse de dentro pra fora, ou seja, de coração e não exterioticamente, sendo assim continuavam em pecado e a expiação por eles só cobria os pecados para que Deus não os visse, mais observa não apagavam os pecados, a circuncisão ou a incircuncisão perderam o valor os judaizantes tomaram o cerimonial de Deus que faziam parte da aliança de Deus com o seu povo para costumes dos judeus e tendo em vista através da morte vicária de Jesus a salvação agora vem alcançar os gentios os judaizantes mestres e ensinadores da lei vêem que a Lei não tem mais valor pois a mesma serviu de aio para a salvação através das a graça, Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Rm 5:20 Rm 3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Jesus Cristo A vindicação do apostolado de Paulo,( 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça,).
O apostolo Paulo por mais de uma vez faz menção de sua origem At 21-39 Mas Paulo lhe disse: Na verdade, eu sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogote, porém, que me permitas falar ao povo.
At 9 Atos dos Apóstolos 21 e 22, e sua vida como judeu e fariseu, A verdade é que a Graça revelada em Cristo Jesus veio e alcançou o apostolo Paulo, um homem que guardava a Lei, criado aos pés de Gamaliel, o grande ensinador , Gamaliel, o Ancião, ou rabino Gamaliel I, foi o neto do grande educador judeu Hillel, o Ancião. Líder dentre as autoridades do Sanhedrin ou Sinédrio no meio do século I, reconhecido mestre e Doutor da Lei (Torah).
Os Gálatas e o Cristianismo, ou seja, O Evangelho o qual é o poder (Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego.)
Paulo em defesa da fé, Fp. 1-16 uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho, a epístola as Gálatas tem mostrado que a Salvação e a Justificação é pela fé no Sacrifício Vicário de Cristo na cruz do Calvário onde ali Deus demonstrou o seu imenso AMOR. Jo. 3,16. - Paulo expressa ao rei Agripa o seu zelo, cuidado com a lei de Moisés At 22 - 3 - At 26- 8, 9,10, 11, mais insiste em tentar persuadi-lo a salvação em Cristo Jesus Atos 26:24,26.
Esta carta tem sido chamada de A carta magna da igreja por alguns escritores. Seu principal argumento é a defesa da liberdade cristã em oposição ao ensino dos judaizantes. Estes falsos mestres insistiam que a observância das cerimônias da lei era parte essencial do plano de salvação.
Gl1-6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho. Paulo ficou maravilhado mais entendia com quem estava lidando, era com o poderio das Galácias e seus mestres e deuses de seu paganismo.
Que eram os Druidas (e druidesas)? Eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta. Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a origem etimológica da palavra, druida parece provir de oak (carvalho) e wid (raiz indo-européia que significa saber). Assim, druida significaria aquele (a) que tem o conhecimento do carvalho. O carvalho, nesta acepção, por ser uma das mais antigas e destacadas árvores de uma floresta, representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores.
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